quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cuide do seu rosto

Antes de começar a cuidar do seu rosto, você precisa saber qual é o seu tipo de pele:
* Normal: não apresenta desequilíbrio, mantém sua umidade natural. Geralmente é lisa e seus poros são fechados.
* Mista: apresenta oleosidade na zona "T" (testa, nariz e queixo) e ressecamento nas laterais do rosto.
* Oleosa: oleosidade excessiva em todo o rosto, com menor tendência ao envelhecimento. É uma pele mais grossa, sempre brilhante e com poros visíveis.
* Seca: ressecamento por todo o rosto, maior tendência ao envelhecimento precoce, com linhas de expressão aparentes ao redor dos olhos e boca, fina, sensível e com pouco brilho.
* Acneica: semelhante à pele oleosa. Apresenta grande número de cravos, espinhas e manchas. Pode ser resultado de alterações hormonais, estresse, depressão, entre outros.
* Madura: apresenta sinais de envelhecimento, linhas de expressões, rugas e falta de elasticidade.
Definido seu tipo de pele, o passo seguinte é o do tratamento da mesma.Esses passos devem ser seguidos tanto pela manhã quanto à noite, e também antes da maquiagem:
* Limpeza: eliminação de resíduos de poluição, maquiagem, células mortas e secreções naturais.A limpeza da pele não pode ser feita com qualquer sabonete. Os produtos em forma de gel ou loções de limpeza são os mais apropriados já que todos os sabonetes(inclusive neutros e glicerinados) contêm soda cáustica na composição, e com o tempo provocam o ressecamento da pele.
* Tonificação: eliminação de resíduos de produtos de limpeza e fechamento dos poros.
* Hidratação: proteção contra a agressão de agentes externos (vento, sol, poluição.
Pele com acne
A limpeza da pele é essencial para quem tem acne.Além da poeira, poluição, maquiagem, suor, as células mortas que são renovadas a cada mês também se acumulam na superfície da pele.Por isso, não basta apenas lavar seu rosto diariamente. Pelo menos uma vez por semana você pode usar uma máscara facial para retirar as impurezas dos poros e a oleosidade excessiva.
Cardápio para combater a acne:
alimentos ricos em vitamina A - mamão, cenoura, tomate e leite - cumprem um importante papel no sistema de defesa do organismo. As células de defesa atuam quando uma espinha inflama.
em vitamina C - laranja, tangerina, limão e folhas verdes-escuras - agem como antioxidante e ajudam a neutralizar impurezas resultantes do metabolismo das células.
Evite alimentos muito gordurosos.
Para beber:
Muita água. Além de provocar uma bela limpeza, ela ajuda a manter a pele sempre hidratada.
Beber água melhora a circulação, previne celulite e garante um bom funcionamento dos intestinos entre outras vantagens.
Durante o sono, o organismo absorve uma reserva líquida composta de 98% de gordura, que é colesterol puro. No entanto, beber um copo de água em jejum evita que essa reserva seja absorvida pelo corpo. Quem bebe água filtrada ou mineral quando acorda faz dieta sem saber e ajuda a limpar o organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário